Animação em 3D e refletores que enganam a retina criaram a ilusão do gesto de afeto e ajudaram a criar a ‘mágica’, criada para divulgar campanha
Rio - O efeito especial que dá a ilusão de que o Cristo Redentor abraça a cidade é uma animação feita em 3D (imagens tridimensionais) no computador, usada nos filmes de última geração de Hollywood. O diretor da projeção, o cineasta Fernando Salis, usou também jogo de luz e sombra para aumentar a sensação de movimento.
Os produtores apagaram a iluminação tradicional da estátua e instalaram 246 lâmpadas e refletores. Desse total, 16 têm a tarefa de ‘enganar’ o olhar. Voltadas para o público, elas acendem e apagam, confundindo a visão e garantindo o efeito.
Equipe de 50 técnicos fez mais de 500 fotos do Corcovado e do entorno do morro, além de 4 horas de filmagens com imagens da cidade. “Nosso maior adversário desde sábado foi o nevoeiro”, revelou Fernando Carvalho, diretor de produção.
Peças-chave do abraço são oito projetores que reproduzem no Cristo as imagens em movimento. A ‘mágica’ é parte da campanha ‘Carinho de Verdade’, de combate à exploração sexual de crianças. A cada 500 acessos ao site www.carinhodeverdade.org.br, o Cristo voltará a se movimentar.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou projeto de reforma do entorno do Cristo, com revitalização da estação do trenzinho, criação de cafés e lanchonete. O acesso deve ser limitado a 1.250 pessoas por vez. As obras custarão R$ 20 milhões e estão previstas para 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário